21 de dez. de 2009

Vergonha

Quem mais poderia conseguir sofrer tanto? Essa merda estraga a cabeça da gente... É claro que na guerra é pior, mas eu tenho certeza que gerações de desgraçados trabalhando para a riqueza dos outros é demais. Quando a patroa me trata como se eu fosse uma empregada de merda eu sinto duas pontadas de ódio: uma porque eu sei que eu sou uma empregada de merda. A outra é que eu sei que minha mãe passou por isso, e talvez a minha avó, e a minha bizavó eu nem quero saber. Além disso, quem é que não vai ser uma empregada de merda nessa miséria que não dá nem pra comprar roupa pro filho? Não dá nem pra pegar ônibus no final de semana... Que desgraça.

Mas se fosse só ganhar mal não era tão ruim. Talvez na África fosse melhor pro coração. Você é um miserável dos infernos mas todo mundo que tá junto é também. É mais igual. Aqui não. Você tem que engolir a miséria vendo uns moleque de 19 anos saindo com carro que dava pra pagar os estudos de todos os seus filhos do início até formar. E com tênis e livro novo todo ano... Como é que pode trabalhar feliz assim? Como é que faz o serviço bem feito?

Outro dia ouvi um amigo dos meus chefes que tava lá comendo aquele tanto de comida diferente num sábado de manhã. Só carne boa, filé de tudo quanto é jeito. Ele falava mas num viu que eu ouvi. Soltou um tal que pobre tem doença que não gosta de trabalhar, que tava no sangue. Ai minha nossa senhora, puta que pariu. Aquilo me ardia por dentro. Eles não percebiam o que estavam fazendo. Deviam ter vergonha de pagar salário mínimo e olhar na cara da gente. Puta que pariu! Mas eu vinha aprendendo a me consolar.

Meu filho mais velho falava que era o Robin Ud. Sempre me acalmava do ódio antes de dormir. O prazer que ele tinha em roubar de gente rica me ninava. Seu olho brilhava não só por conseguir um dinheiro a mais do que ganharia com o trabalho, mas por achar que estava fazendo justiça e saber que isso me orgulhava. Ultimamante ele participava de umas reuniões na comunidade e vivia falando em distribuição de renda. Um dia esse menino me chega com uma surpresa e eu sei que vai ser das boas.

- Mãe, juiz filho de papai ganha 30 mil por mês, mas quem faz justica é o ladrão.

Um comentário:

Daniela disse...

Adorei seu texto!