26 de set. de 2008

Rede desorganizada

Quem começa a juntar lixo em casa adquire uma paranóia. Nunca mais joga fora uma reles embalagem de catchup. Não é nada mal. Só fica grave quando começa a olhar torto e reclamar com a mãe do amigo que tava misturando resto de comida com saco de pão.

Mas não acontece só com recicláveis. Outro dia eu fiquei uns 5 minutos com um resto de maçã na mão até achar um matinho na rua pra jogar. Quanto lancei do carro aquela promessa de adubo, uma menina que vinha atrás começou a buzinar e a piscar farol me recriminando. Coitada! Essa já era.

Na minha casa eu separo tudo numa sacola gigante que eu pego na Drogaria Araújo. Compro um shampoo e peço pra menina do caixa. Sempre deu certo. Quando a sacola enche, eu coloco na rua junto com o lixo. Pouca gente sabe, mas existe uma rede desorganizada de coleta seletiva em todos os bairros. Pouco antes de o lixeiro passar, os catadores fuçam os montes de lixos e pegam o que lhes convém. Eu descobri isso e deixo a sacolona lá pra eles. Facilita.

Outro dia o cara pegou a minha sacolona e escolheu só o que ele queria. Queria a latinha, mas não queria a caixa de pizza. Queria a garrafa PET, mas não queria o saco de pão. E deixou o resto esparramado na calçada, sujeira que os lixeiros não catam. Caralho! O cara junta recicláveis o dia inteiro e não tem consciência ambiental.

Nenhum comentário: